segunda-feira, 12 de maio de 2008

Planejando para o Inesperado


Desde jovem em minha vida aprendi a planejar tudo que viesse a fazer. Pois uma vez ouvi uma frase que dizia "Quem nao se planeja para onde vai, nao sabe para onde está indo". A verdade é que sempre acreditei nisso e sempre tenho procurado planejar cada detalhe de minha vida.
Ainda na juventude já tinha planos de estudar, me formar, depois me casar e então após um tempo de casado em que meu relacionamento já estivesse bem solidificado, ter assim um bebe para completar assim de forma mais precisa parte de meus planos, no que diz respeito a constituir minha família.
Em relação ao que havia sonhado e planejado que era estudar, não somente fiz um curso superior, mas, muito mais que isso, cursei teologia e tive o privilégio de ser chamado por Deus para fazer parte desse ministério abençoado que é servi-lo como um pastor. Com isso no meu quarto ano Teológico comecei a namorar com uma pessoa maravilhosa que Deus me deu oportunidade de conhecer, e acabou se tornando minha esposa, após namorarmos por 1 ano e 7 meses.
Durante todo este processe vi como uma vida planejada faz uma grande diferença tanto em relação a satisfação no viver como na estrutura de vida que passamos a ter, que podem ser bem mais evidentes.
Após concluído estes dois projetos de vida na questão da formação familiar, só faltava agora o fator que viria coroar meus planjementos e meu relacionamento com minha esposa.
Depois de 6 anos de casado, começamos todos os planejamentos para termos assim um bebe, o qual traria para nós muita felicidade.
Todos os preparativos começaram a ser feitos, cada detalhe e então tivemos a feliz notícia que minha esposa estava grávida.
A partir daquele momento mais do que nunca tivemos a certeza de como é bom ter uma vida planejada, pois o sentimento passa a ser muito mais intenso e agradável, do que algo que acontece por acaso.
Todo o processo de gestação durante os 6 primeiros meses transcorrreram de forma maravilhosa, em que a expectvativa era cada vez maior, visto que cada dia se aproximava mais o nascimento do bebe. A alegria ainda foi maior ao sabermos que seriamos pais de uma garotinha pelo qual o nome seria Lavínia Gabrieli.
Do sexto mes em diante as coisas parece que já não estavam tão normais como prevíamos, pois uma série de exames começaram a ser pedidos, mas ainda não era nada pelo qual viesse a nos deixar preocupados, ou que viesse a sair dentro daquilo que tinhamos planejado.
Até que ao estar entrando no oitavo mês, apesar de não parecer ser nada tão grave minha esposa percebeu que o nene não mexia com a mesma frequencia e intensidade de antes, ao que comentou isso com o mcédico em uma da consultas. Ao saber dessa informação o médico rapidamente pediu que fizesse um exame chamado "cardiotocografia" o qual detectou o feto como não reativo.
Foi justamente deste momento em diante que nossa vida virou ponta cabeça.
Naquele exato momento o médico já ligou para o hospital marcando a cirurgia e disse que minha esposa deveria ir direto para o hospital pois o parto deveria ser logo mais a noite.
Depois de tudo que haviamos planejado e preparado, confesso que ficamos sem mesmo saber o que dizer diante do que estava acontecendo até mesmo porque não sabiamos da gravidade do problema.
Examente às 9:04 minha querida filhinha estava nascendo, mas de uma forma bem diferente do que tinhamos e planejado ou estava em nossa mente.
Devido à um problema que desconheciamos nossa nene nasceu bem prematura e com alguns problemas que deixaram os médicos bem preocupados, sendo encaminhada diretamente para uma UTI neo-natal.
Sinceramente a partir daquele momento comecei a sentir uma certa tristeza por estar vivendo aquele problema, já que tinhamos planejado tudo de forma tão perfeita.
Hoje já faz praticamente um mês e dois dias que minha filha ainda está internada e pior que isso , longe de mim.
O que aconteceu, confesso que não sei, nem tento interrogar a Deus, pois não cabe a mim questionar a Deus pelo que estamos vivendo.
Mas algo que tenho aprendido nesta fase de minha vida diante desta circunstância que estou enfrentando é que independente dos planos e sonhos que temos, muitas vezes nos esquecemos que Deus além de sonhos e planos para nós, também tem lições para nos ensinar, mesmo que as mesmas sejam totalmente inversas ao que esperamos.
Dizer que está sendo fácil este momento seria mentir para mim mesmo, mas sei que é em meio a tudo isso é que Deus podemos ver a Deus de uma forma bem mais clara e experimental.
O que vai acontecer com minha filhinha ainda nao sei, devido aos problemas que precisam ser solucionados, mas uma coisa sei, mais do que nunca em minha vida almejei tanto o céu como tenho almejado para assim estarmos num lar onde nunca mais teremos tanto sofrimento como esta dor que estou sentido neste momento, ao ver meu bebezinho sofrendo tanto sem poder fazer nada.
Por isso querido leitor, nunca deixe de planejar sua vida, mas esteja preparado pois em algum momento de sua vida você pode se surpreender em ver seus planos se desabarem como castelos de areia, mas não desanime, erga e cabeça por que nem tudo está perdido.
O que DEus tem planejado para minha filhinha, para mim e para minha esposa, ainda nao sei, mas jamais deixarei de confiar nesse meu Grande e Poderoso DEus que sabe e pode toda as coisas.

4 comentários:

Unknown disse...

Gostaria apenas de lhe dizer que estou orando por seu pedido e deixar os versos abaixo para sua meditação.

Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. (Isaías 41:10)

Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria? (Números 23:19)

O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; o Senhor levante sobre ti o seu rosto, e te dê a paz. (Números. 6:24-26)

Vamos confiar no Senhor nosso Deus, Ele sabe o que é melhor para nós. Um abraço com muito carinho,

Adams Roberto Santos

Unknown disse...

Pastor Frederico, estamos orando por sua familia e pela princezinha!
Recentemente passamos por situação parecida, nosso pequenino partiu depois de 16 dias de vida apenas , mas temos a segurança de que do outro lado da eternidade ELE nos trará nosso principezinho de volta!

Confie nas promessas de DEUS , ele fará sempre o melhor, ainda que não entendamos ....Romanos 8:28 diz que DEUS faz com que todas as coisas contribuam para o bem daqueles que amam a Deus....ELE tem feito isso em nossa vida, perdemos nosso pequenino , mas hoje temos a garantia do Céu!
André e Eliane Gamba
IASD Jardim Santa Isabel
Hortolândia / SP

bruninha disse...

eu sou a bruna de guaxupe lembram de mim?meu pai e o jose antonio e minha mae a regina,a mae chora direto de saudades de voces ,nos daqui estamos com muita saudade, me desculpe por nao despedir de voces e que se eu despedisse eu ia chorar muito,eu aprendi muitas coisas com voces voces ja fazem parte da minha familia,quando poder me liga meu numero e´ 84344695 e do meu pai e´84529856 obrigado por tudo e se precisar e´ so falar manda bjos pra lu

bruninha disse...

pastor fred eu te adoro muito voce com a lu me ensinaram muitas coisas minha mae ate chora de saudades de voces nos de guaxupe sentimos muito a falta de voces quando poder liga pra mim eu sou a bruna filha do jose antonio e da regina meu numero e 84344695 boa sorte pra voces e desculpa por nao ter despedido eu sabia que ia chorar muito muito obrigado por tudo que me fizeram posso dizer que voces sao minha familia