sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Sexualidade Precoce. A Solução para a gravidez indesejada estaria somente na escolha certo do método contraceptivo?

Numa matéria apresentada pelo G1 em relação ao Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência, 26, de Setembro um fato chama atenção. A ênfase da matéria não está na orintação sexual, mas sim em divulgar métodos que podem ser usados para uma gravidez indesejada.
Em seu início a matéria apresenta-se da seguinte maneira: "Apesar das diversas opções de contracepção existentes, a maioria das meninas que engravida durante a adolescência enfrenta o problema não por falha de algum método, mas simplesmente por não usar nenhuma proteção. O mercado brasileiro oferece diversas opções, tanto em termos de eficiência quanto de preço e facilidade de uso. " O interessante é que o conteúdo da matéria não está preoupado em simplesmente promover meios dos mais diversos de como se prevenir, mas até mesmo apresenta um guia que explica tudo que é necessário para uma gestação indesejada.

Que a sociedade está cada vez, mais promíscua e depravada, não é novidade, pois o próprio Apóstolo Paulo ja havia descrito isso em II Timóteo 3: 1-5 " Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos; pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te também desses." mostrando a situação do mundo em que vivemos .
Mas algo que chama a atenção é que, mesmo em meio aos problemas que tem se desencadeado devido a este estilo de vida depravado e sem responsabilidade, principalmente em relação ao aspecto sexual que teve seus valores totalmente invertidos nos útimos anos, em que há uma grande pressão em cima dos jovens para sua liberação sexual, mostrando que a virgindade é coisa do passado, mas estimulando os jovens a ter experiências sexuais na adolescência, apresentando como um ato saudavél para preparar-se melhor para futuros relacionamentos, tem tido na realidade um efeito contrário, pois o que se tem percebido é que, além do ponto importantíssimo que tem sido ignorado que é o fator psicoemocional das relações prematuras, outro fator que tem trazido grande desgaste e altos custos para o bolso do governo é o apoio e meios para controlar o grande número de adolescentes sem estrutura física, estrutural e emocional para a crecente onda de gravidez precoce neste período tão delicado da vida.
O grande problema é que o mundo moderno estimula o sexo livre e belo, como se fosse a solução para os problemas, sem mostrar as consequencias que estes atos libertinos podem acarretar.
Assim ao invés de orientarem as consequências que essas escolhas podem trazer, não dão chance das pessoas ter escolhas, ja definem para as pessoas como ela podem viver seus impulsos, dando-lhes meios de se prevenir, como se isso fosse solucionar os variados problemas que o proprio governo não tem conseguido controlar.
Sendo assim mais uma vez fica a pergunta: Será que só apresentar meios contraceptivos modernos dos mais diversos, para tentar assim impedir ou amenizar a crescente onde de gravidez na adolescencia, vai resolver o problema?
Mais uma vez podemos dizer com um enfático "NÃO" pois mesmo que até diminua o número de gravidez precoce na adolescência a gravidez em si não é o maoir problema, mas sim os inúmeros problemas mais que vem junto ao um adolescente iniciar precocemente sua vida sexual.

Uma coisa é certa, não podemos se inocentes pois tudo indica que melhorar as coisas não vão. Mas precisamos diante desse período tão complicado tomarmos a decisão de nos preservamos mais e mais para que ao Jesus voltar possamos ser achados dignos de ser levados com Ele para o lar eterno por que soubemos preservar aquilo que temos de mais precioso que é a nossa sexualidade.

Nenhum comentário: