Tempos de Insegurança
Nestes últimos dias temos muito ouvido sobre este acidente que dizimou quase 2 centenas de pessoas, vítimas de acidente trágico com o Boing da TAM, o qual nao se sabe ainda as verdadeiras causas, mesmo diante de tanta especulaçao e investigaçao que tem levado os especialistas na área trabalharem arduanemente para achar uma explicaçao lógica e assim trazer respostas as famílias, parentes, amigos e a este Brasil que aguarda ansioso por uma explicaçao. É claro que nao será isso que amenizará o sofrimento e trára as vítimas de volta, mas com certeza levará as pessoas a refletirem até que ponto o transporte aéreo tem sido seguro diante de tanto acidentes que temos visto nos últimos anos.
O que temos visto é que diante do avanço científico e, os homens tem se agarrado e confiado tao plenamente em seus feitos e descobertas, que se acham tao incriveis acreditando que nada de errado pode acontecer, e suas invençoes sao totalmente seguras e confiáveis.Uma prova disso é quando lemos sobre a construçao do famoso Titanic, a quase um século atrás, quando seu construtor disse que sua obra era insdestrutível e que nem mesmo Deus poderia destruí-lo, mas um triste infortúnio aconteceu, quando a história registra que em sua viagem inaugural, foi vítima de um iceberg, que fatalmente o colocou no fundo do oceano, levando consigo milhares de vida.
Quando me deparo com situaçoes como esta, fico a me perguntar: - Será tecnologia humana tao confiável assim para que eu possa colocar minha vida em risco?
É certo que só o fato de existirmos já estamos correndo riscos, pois sao inúmeros os casos que ouvimos de pessoas que morrem até mesmo sem sair de casa, vítimas de balas perdidas, assaltantes, etc. Mas quando se fala daquilo que o homem constroe dizendo ser totalmente seguro até que ponto posso confiar pleamente?
Quando menino assistia filmes que mostravam que no futuro os carros voariam, a vida seria diferente, tudo seria maravilhoso e às vezes até pensava que isso seria possível. Mas a grande realidade é que já estamos em 2007 e ao contrário do que se esperava, de um mundo totalmente avançado e seguro, o que talvez podemos até ver um avanço tecnológico, que tem facilitado muito nossa vida nestes tempos, nao é o mesmo que podemos dizer quanto a segurança e bem estar social, pois percebemos que cada dia mais a insegurança reina, onde saimos cedo de casa para nossas atividades sem saber se voltaremos ao entardecer, uma época em que por mais avançados que sejam os equipamentos médicos, pessoas morrem as dezenas por falta de condiçoes mínimas de um tratamento justo de saúde, e que até mesmo pessoas de camadas sociais mais elevadas, que dispoe de recursos para viajarem de uma forma mais rápida e confortável, através do transporte aéreo acabam se tornando vítimas de uma falha que ainda nao se sabe se foi humana ou mecânica. Este é o caos do século 21.
O que podemos perceber é que se as coisas continuarem como estao, vamos precisar rever muitas ciosas que quem sabe até voltar as origens onde as viagens eram mais demoradas, mas com certeza mais seguras.
A grande realidade é que mais que nos garantam que podemos estar seguros em meio a este mundo confuso e corrido, uma coisa é certa, confiança plena e segurança só em Cristo, pois nEle ainda que venhamos a morrer neste mundo, com certeza ressucitaremos para estar com Ele para sempre.