domingo, 22 de julho de 2007



Tempos de Insegurança

Nestes últimos dias temos muito ouvido sobre este acidente que dizimou quase 2 centenas de pessoas, vítimas de acidente trágico com o Boing da TAM, o qual nao se sabe ainda as verdadeiras causas, mesmo diante de tanta especulaçao e investigaçao que tem levado os especialistas na área trabalharem arduanemente para achar uma explicaçao lógica e assim trazer respostas as famílias, parentes, amigos e a este Brasil que aguarda ansioso por uma explicaçao. É claro que nao será isso que amenizará o sofrimento e trára as vítimas de volta, mas com certeza levará as pessoas a refletirem até que ponto o transporte aéreo tem sido seguro diante de tanto acidentes que temos visto nos últimos anos.

O que temos visto é que diante do avanço científico e, os homens tem se agarrado e confiado tao plenamente em seus feitos e descobertas, que se acham tao incriveis acreditando que nada de errado pode acontecer, e suas invençoes sao totalmente seguras e confiáveis.Uma prova disso é quando lemos sobre a construçao do famoso Titanic, a quase um século atrás, quando seu construtor disse que sua obra era insdestrutível e que nem mesmo Deus poderia destruí-lo, mas um triste infortúnio aconteceu, quando a história registra que em sua viagem inaugural, foi vítima de um iceberg, que fatalmente o colocou no fundo do oceano, levando consigo milhares de vida.

Quando me deparo com situaçoes como esta, fico a me perguntar: - Será tecnologia humana tao confiável assim para que eu possa colocar minha vida em risco?

É certo que só o fato de existirmos já estamos correndo riscos, pois sao inúmeros os casos que ouvimos de pessoas que morrem até mesmo sem sair de casa, vítimas de balas perdidas, assaltantes, etc. Mas quando se fala daquilo que o homem constroe dizendo ser totalmente seguro até que ponto posso confiar pleamente?

Quando menino assistia filmes que mostravam que no futuro os carros voariam, a vida seria diferente, tudo seria maravilhoso e às vezes até pensava que isso seria possível. Mas a grande realidade é que já estamos em 2007 e ao contrário do que se esperava, de um mundo totalmente avançado e seguro, o que talvez podemos até ver um avanço tecnológico, que tem facilitado muito nossa vida nestes tempos, nao é o mesmo que podemos dizer quanto a segurança e bem estar social, pois percebemos que cada dia mais a insegurança reina, onde saimos cedo de casa para nossas atividades sem saber se voltaremos ao entardecer, uma época em que por mais avançados que sejam os equipamentos médicos, pessoas morrem as dezenas por falta de condiçoes mínimas de um tratamento justo de saúde, e que até mesmo pessoas de camadas sociais mais elevadas, que dispoe de recursos para viajarem de uma forma mais rápida e confortável, através do transporte aéreo acabam se tornando vítimas de uma falha que ainda nao se sabe se foi humana ou mecânica. Este é o caos do século 21.

O que podemos perceber é que se as coisas continuarem como estao, vamos precisar rever muitas ciosas que quem sabe até voltar as origens onde as viagens eram mais demoradas, mas com certeza mais seguras.

A grande realidade é que mais que nos garantam que podemos estar seguros em meio a este mundo confuso e corrido, uma coisa é certa, confiança plena e segurança só em Cristo, pois nEle ainda que venhamos a morrer neste mundo, com certeza ressucitaremos para estar com Ele para sempre.

segunda-feira, 9 de julho de 2007

Em Busca da Paz

Um dos maiores anseios do ser humano é pela paz. E diante deste mundo turbulento em que estamos vivendo o que mais se fala é a busca pela paz. Naçoes fazem tratados e mais tratados, tentando chegar a um consenso de como como conseguir a tao almejada paz.
E em meio a realidade do planeta que está ficando cada vez mais caótica, a ênfase hoje nao tem sido somente a busca pela paz, mas até mesmo preservaçao do mesmo em todos os aspectos, naturais, sociais, pois o mundo está vivendo um verdadeiro caos.

Mas em meio a essa busca acentuada, principalmente pela paz, seria a mesma, simplesmente a "Ausência de Guerras"?
Nao que a ênfase esteja errada, mas se analisarmos mais profundamente, veremos que a paz é algo bem mais profundo e complexo, do que imaginamos, e talvez seja por isso que ainda nao temos presenciado a mesma.

Um certo provérbio Árabe, diz o seguinte:
"Quando as armas estao prontas, o bom senso vai-se embora."

Se refletirmos bem neste pensamento, observamos que a falta de paz na realidade é falta de bom senso, ou seja, falta de discernimento, de controle se si mesmo.

Mas agora trazendo para nossa realidade pessoal, para você querido amigo leitor, o que é a paz?
Você já parou para refletir sobre isto?
Seria a paz pra você também só ausência de guerras ou violência?

De acordo com o Dicionário Houaiss da Lingua Portuguesa, ao apresentar etimologia da palavra, ela vem do latim PAX- estado de paz.
Vejam as definiçoes que ele apresenta:
1. Relaçao entre pessoas que nao estao em conflito; acordo, concórdia.
2. Relaçao tranquila entre cidadaos; ausência de problemas, de violência.
3. Situaçao de uma naçao ou Estado que nao está em guerra.
4. Cessaçao total de hostilidades entre estados, mediante celebraçao de tratado; amistício.
5. Estado característico de um lugar ou de um momento em que nao há barulho e/ou agitaçao; calma, sossego.

Mas a que mais me chamou a atençao foi a seguinte:
" Estado de espírito de uma pessoa que nao é(ou está) perturbada por conflitos ou inquietaçoes; pessoa calma, queirta, tranquila."

De acordo com esta definiçao podemos perceber que a verdadeira paz independe de fatores externos, mas sim de um fator muito importante que é interno, ou seja, o estado de espírito, estar bem consigo mesma.
O Brasil esta vivendo um fase de muita violência principalmente no Rio de Janeiro onde a policia esta enfrentando um grande confronto com os traficantes, no morro do alemao.
Esforços tem sido feitos para concientizar a populaçao contra a violência, tentando de todas as formas solucionar o problema.
Mas será que vamos ver resultados em tudo isso?
Através da definiçao que foi apresentada podemos observar que a verdadeira paz é algo que vem de dentro, nao depende somente dos que está ao nosso redor.
Por que me diga com sinceridade:
- Você consegue estar tranquilo ou ter paz, quando está com dívida?
- E quando está doente?
- E quando o filho ou alguém na família está passando por uma fase problemática?

Precisamos entender que a paz nao é somente quando uma naçao deixa de guerrear com outra, ou quando dois países inimigos assinam um tratado.
A grande realidade é que paz é estar bem consigo mesmo, pois quando isto acontecer, com certeza as pessoas nao irao brigar entre si, e muito menos um paíz com o outro.

Agora a grande chave da questao é:
- Quem entao será que pode fazer um a pessoa sentir essa paz?

Somente um , e a Bíblia nos diz quem é, no Evangelho de Joao 14:27:
" Deixo-vos a paz, a minha paz vou dou: nao vo-la dou como o mundo a dá. Nao se turbe
nem se atemorize."

Exatamente. Só Jesus pode dar ao homem a paz que ele tanta almeja, pois Ele é a fonte de paz.
Jesus disse isso aos seus discípulos antes de sua ascensao ao Céu , após sua ressurreicao, pois eles temiam a situaçao que o mundo se encontrava, e também temiam ficar sozinhos pois haviam se acostumado com Jesus após 3 anos de convivência.
Mas o ponto interessante é a afirmaçao de Jesus:
"Nao como o mundo a dá".
O mundo fala de paz. Mas tem visto você realmente a paz no mundo atual?, onde ao contrário,o que temos visto sao naçoes guerreando entre si, e cada vez mais pessoas inocentes morrendo.
Se o mundo ( e digo mundo relacionado as pessoas) nao tem experimentado a paz, que é algo interno, talvez seja porque tem deixado Deus fora de suas vidas, sendo assim se as pessoas nao tem experimentado essa paz em suas vidas, como poderao promover algo que nao tem ou nunca experimentaram.

Agora querido amigo gostaria de fazer-lhe uma pergunta:
- Está você feliz com a vida que tem vivido, e com a situaçao que o mundo se encontra?

A realidade é que só poderemos construir um mundo melhor de paz quando deixar-mos Jesus morar em nosso coraçao,tomar conta de nossa vida. Somente assim, seremos primeiramente pessoas pacíficas, e entao poderemos promover a paz, pois só podemos oferecer as pessoas aquilos que temos ou recebemos .

Pense nisso.